domingo, 26 de fevereiro de 2012

Cinema em azul, branco e vermelho - A trilogia de Kieslowski , autora: Andrea França

Quando for assistir os 3 filmes da Trilogia das Cores, por gentileza, clique nos EXTRAS no DVD (informações adicionais), pois a Profa.Dra. Andrea França tece profundos comentários analíticos sobre cada filme em conexão com o todo da Trilogia...Os três filmes se convergem.
Eu tive a honra de ser aluno dela durante o meu mestrado numa disciplina de CINEMA E CULTURA DE MASSAS ministradas por ela (Andrea França) e Consuelo Lins em 2009 na Escola de Comunicação da UFRJ. Valeu a pena estudar com essas duas divas do ensino cinematográfico.

Cinema em azul, branco e vermelho                                       
Um estudo sobre os filmes "A Liberdade é Azul", "A Igualdade é Branca" e "A Fraternidade é Vermelha", do cineasta polonês Krzystof Kieslowski. A autora faz uma análise extremamente atenta destes episódios e utiliza grande número de entrevistas com o diretor e equipe. Concebido originariamente em uma linguagem acadêmica, "Cinema em azul, branco e vermelho" foi adaptado para atingir um público mais amplo. "O livro surgiu da dissertação de mestrado que defendi em 1995. O Jorge Gilberto ouviu falar do meu trabalho durante um encontro casual, com uma amiga que temos em comum", conta Andréa. Jorge Alberto completa: "Assim que soube que a tese se referia à obra de Kielowski, me interessei em publicá-la".

Cinema em azul, branco e vermelho - A trilogia de Kieslowski - Andrea França


Informações bibliográficas

Nenhum comentário:

Postar um comentário