quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fecundação musicológica: Conversações sobre a sexualidade das notas (das obras) e paternidade no gelo.

Dedicado ao Prof. Dr. Marcos Lucas –UNIRIO (compositor convidado\atuante na Inglaterra –no inverno de 2012)...Um exemplo de criatividade (paternidade) no gelo.
Por www.joevancaitano.blogspot.com

"Domingo, dia 26/2 meus "Aforismos" para flauta e piano estarão sendo estreados e na Jan Hus Church em New York. Minhas músicas são como filhos: têm vida própria...seguem seus próprios caminhos, para orgulho do papai, é verdade". (Marcos Lucas -postado no mural do facebook)

"A inspiração é uma espera e a espera é um à toa muito ativo". (Joe via Guimarães Rosa)


Compor uma peça musical é dar a luz a um filho e este baby pré tonal, tonal ou pós tonal, é fruto de uma intensa, dolorosa, prazerosa gestação através do batismo de paciência e de sangue chamado gestação. Por isso, o compositor é aquele que escreve com sangue cada nota. Escrever um arranjo é fazer uma adoção de um filho sonoro alheio que passará a conviver conosco e sua presença trará germes para mente do papai modelador\arranjador e este criador\papai “deformador” fecundará germes paternos nos labirintos sonoros afetivos do filho adotivo e ambos, através da combustão criativa\integrativa, se tornarão uma só carne musicológica. Apesar das singularidades, o novo filho soa e ressoa conforme os novos padrões estéticos característicos e delimitativos do novo lar...



É preciso ter boa opinião sobre si mesmo para se reproduzir, pois o filho é a elasticidade da vida, por isso, ter um filho (uma peça musical) é proclamar a afirmação e continuidade da vida. Mas para que essa vida em abundância surja do fervilhante CAOSMO (mingau) cerebral, há que se lançar mão da solidão organizativa criativa para colocar a imaginação na escrita, pois durante a gestação até o parto musical, cada compositor cria o seu mundo dentro de si, e fica preso nele, e da sua cela, ele vê a cela dos outros, porém, quando o filho nasce, cada, papai compositor experimenta plenitude de alegria através de glamourosos delírios de júbilo.
Daí prá frente é só convidar os parentes e amigos para fazer o chá de bebê (primeiro ensaio) e em seguida se programar para a festa de primeiro aniversário (1ª apresentação\concerto estréia)...Depois o filho ganha asas e voa pelo mundo afora ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário