sábado, 25 de fevereiro de 2012

Melhores fimes de 2011. Mostra no CCBB (fevereiro de 2012)



"O GAROTO DA BICICLETA": Aplaudida de pé como filme do ano pelos Bonequinhos, a parábola dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne sobre altruísmo começou a carreira em Cannes, em maio. Saiu de lá com o Grande Prêmio do Júri e foi se consolidando, de país em país, por sua habilidade de gerar poesia a partir de uma narrativa nas raias da secura. Os Dardenne refinam a estrutura de conto moral que perseguem desde "A criança" (2005), usando a amizade entre uma cabeleireira (Cécile De France) e um menino em busca do pai (Thomas Doret) para celebrar a bondade.

 
"A ÁRVORE DA VIDA": Obra-prima para uns, delírio messiânico para outros, o último filme de Terrence Malick racha opiniões por onde passa, tendo a Palma de Ouro de Cannes como seu selo de qualidade. Uma voz em off que conversa com Deus pontua um debate sobre as manifestações do Divino, da origem do mundo aos EUA dos anos 1950, onde um menino enfrenta o pai (Brad Pitt, majestoso).
"INCÊNDIOS": Ao narrar o périplo de um casal de gêmeos à caça do paradeiro do pai, a versão do canadense Denis Villeneuve para a peça homônima de Wajdi Mouawad flana pelo Oriente Médio deixando conflitos bélicos em segundo plano. Em seu roteiro primoroso, Villeneuve não quer falar de guerras, só buscar verdades sobre indivíduos. Seu Líbano é um ponto de partida para um debate sobre perseverança.
"CÓPIA FIEL": Abbas Kiarostami, um dos pilares do cinema do Irã, sempre dribla as discussões filosóficas em torno desta produção de 7 milhões que rendeu o prêmio de melhor atriz em Cannes para Juliette Binoche. Para o diretor de "Gosto de cereja", o embate entre a galerista Elle (Juliette) e o escritor James Miller (William Shimell), sob o sol da Toscana, é só uma história de amor. Para a crítica, é mais do que isso: é uma lição estética sobre modos de olhar. E sentir.
"DIÁRIO DE UMA BUSCA": Único brasileiro na lista, o longa de Flávia Castro arrebatou prêmios no Brasil e no exterior com seu tráfego poético pelas franjas do público e do privado. Numa engenharia documental baseada em memórias de sua família, Flávia passa os anos de chumbo em revista enquanto investiga quem foi seu pai.
"A PELE QUE HABITO": Separados nas telas desde 1990, Pedro Almodóvar e Antonio Banderas se reuniram numa trama mais próxima das vísceras de Cronenberg do que do melodrama. Ao discutir a relação entre poder e desejo na seara da ciência, Almodóvar usou a cartilha do thriller para eletrizar nervos e transgredir morais.
"MEIA-NOITE EM PARIS": Maior sucesso de bilheteria da carreira de Woody Allen, esta aula ultrarromântica sobre evasão no tempo, pelas vias da arte, reeditou a proposta de "A rosa púrpura do Cairo". Ao "viajar" para a Paris de Picasso e Fitzgerald, Allen fez de Owen Wilson seu alter ego mais criativo.
"O VENCEDOR": Devastador, Christian Bale faturou o Oscar no papel de um ex-boxeador nocauteado pelas drogas que participa, para o bem e para o mal, da ascensão de seu irmão (Mark Wahlberg) nos ringues. Um diálogo com estéticas documentais amplifica a voltagem do drama e das lutas.

OS MELHORES FILMES DE 2011 para a ACCRJ

Por CRÍTICOS.COM.BR 9/2/2012

De 14 a 26 de fevereiro no CCBB

A décima edição da Mostra Os Melhores Filmes do Ano vai exibir 12 longas apontados pelos integrantes da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro – como os melhores filmes de 2011.

A lista deixou para trás a camisa de força do número redondo, e os tradicionais 10 eleitos viraram 12 para não atravessar o samba. Não foi a primeira vez. "Os críticos resolveram tomar essa liberdade para garantir o resultado mais justo da votação, já que as escolhas variam de acordo com a realidade da produção cinematográfica de cada ano’, pondera Mario Abbade, presidente da ACCRJ.

Além dos filmes, a programação inclui seis debates que discutem, a cada dia, dois filmes agrupados de acordo com o tema.

Os filmes:
Meia noite em Paris, de Woody Allen
O Garoto da Bicicleta de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Melancolia, de Lars von Trier
Um Conto Chinês, de Sebastián Borensztein
O Vencedor, de David O. Russell
A Pele que Habito, de Pedro Almodóvar
O Inferno de Henri-Georges Clouzot , de Serge Bromberg, Ruxandra Medrea
A Árvore da Vida, de Terrence Malick
Além da Vida, de Clint Eastwood
Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami
Incêndios, de Dennis Villeneuve
Diário de uma Busca, de Flávia Castro

Para conversar com o público, participam convidados e críticos;

- entre os convidados: a diretora de teatro Celina Sodré, o psicanalista Jurandir Freire Costa, o diretor Fernando Ceylão, o jornalista Arnaldo Bloch, a diretora de teatro e cinema Christianne Jatahy, o lutador de MMA e ex-campeão do UFC e Pride Minotauro, a atriz Guta Stresser, o cineasta Luiz Carlos Lacerda, o ator e cineasta Renato Prieto, a cineasta Flavia Castro e a professora universitária Consuelo Lins,;

- e os críticos da Associação de Críticos do Rio de Janeiro: Marcelo Janot, Ricardo Cota, Ricardo Largman, Leonardo Luiz Ferreira, Luiz Gallego, Mario Abbade, Gilberto Jr., Maria Silvia Camargo, Denise Lopes e Daniel Schenker.

Programação Os Melhores Filmes do Ano no CCBB - de 14 a 26 de fevereiro:

Terça, Dia 14:
16h: Um Conto Chinês, de Sebastián Borensztein (93 min) 14 anos
18h: Meia Noite em Paris, de Woody Allen (94 min) 12 anos
19h40: Debate com o jornalista e escritor Arnaldo Bloch e o autor e diretor Fernando Ceylão,
além dos membros da ACCRJ Luiz Fernando Gallego e Ricardo Largman.

Quarta, Dia 15:
16h: Cópia fiel, de Abbas Kiarostami (112 min) Livre
18h: O garoto da bicicleta, de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne (87 min) 12 anos
19h40: debate com participação da atriz Guta Stresser, convidados e membros da ACCRJ

Quinta, Dia 16:
15h: A Árvore da Vida, de Terrence Malick (138 min) 12 anos
17h40 Melancolia, de Lars von Trier (136 min) – 14 anos
20h debate A árvore da vida e Melancolia, 20h. Debatedores: a diretora de
teatro Celina Sodré e o psicanalista Jurandir Freire Costa, além dos membros
da ACCRJ Marcelo Janot e Maria Silvia Camargo.

Sexta, Dia 17:
16h: O Vencedor, de David O. Russell (115 min) 14 anos
18h: O Inferno de Henri-Georges Clouzot, de Serge Bromberg, Ruxandra Medrea (94 min) Livre

Sábado, Dia 18:
16h: Diário de uma busca, de Flávia Castro (104 min) 10 anos
17h50: Incêndios, de Dennis Villeneuve (130 min) 14 anos
20h10: Meia noite em Paris (94 min) 12 anos

Domingo, Dia 19:
16h: A pele que habito, de Pedro Almodóvar (133 min) 16 anos
18h30: Além da vida (129 min) 12 anos

Quarta, Dia 22:
16h O Inferno de Henri-Georges Clouzot (94 min) Livre
17h45: O Vencedor (115 min) 14 anos
19h40 debate com a diretora de teatro e cinema Christianne Jatahy e o lutador de MMA e ex-campeão do UFC e Pride Minotauro (Rodrigo Nogueira), além do membro da ACCRJ Leonardo Luiz Ferreira.

Quinta, Dia 23:
15h30: Além da vida, de Clint Eastwood (129 min) 12 anos
17h50: A pele que habito, de Pedro Almodóvar (133 min) 16 anos
20h: debate com o cineasta Luiz Carlos Lacerda e o ator e cineasta Renato Prieto, além do membro da ACCRJ Mario Abbade.

Sexta, Dia 24:
16h: Incêndios (130 min) 14 anos
18h20: Diário de uma busca (104 min) 10 anos
20h05: debate com a cineasta Flavia Castro e a cineasta e professora universitária Consuelo Lins, além dos membros da ACCRJ Daniel Schenker e Ricardo Cota.

Sábado, Dia 25:
16h: O garoto da bicicleta (87 min) 12 anos
17h40: Cópia fiel (112 min) Livre
19h45: Um Conto Chinês (93 min) 14 anos

Domingo, Dia 26:
15h: Melancolia (136 min) – 14 anos
17h40: A Árvore da Vida (138 min) 12 anos

Centro Cultural Banco do Brasil Rua Primeiro de Março, 66 tel 3808 2020

CINEPASSE: R$ 6 e R$ 3 (meia), válido durante a mostra, para acesso às salas de cinema I e II, por meio de senhas. As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.

Assessoria de Comunicação
Liliam Hargreaves - (21) 9136-0941

Os filmes

Meia noite em Paris - Midnight in Paris – Espanha/EUA, 2011 - Direção: Woody Allen – Roteiro: Woody Allen – Produção: Letty Aronson, Jaume Roures, Stephen Tenenbaum - Fotografia: André Turpin – Montagem: Alisa Lepselter – Música: Stephane Wrembel – Elenco: Kurt Fuller, Owen Wilson, Marion Cotillard, Michael Sheen, Tom Hiddleston, Kathy Bates, Rachel McAdams, Gad Elmaleh, Carla Bruni, Nina Arianda, Mimi Kennedy, Corey Stoll, Manu Payet – Duração: 94 minutos

O Garoto da Bicicleta - Le gamin au velo – Bélgica/Itália/França, 2011 - Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne – Roteiro: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne – Produção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne, Denis Freyd - Fotografia: Alain Marcoen – Montagem: Marie-Hélène Dozo – Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo, Olivier Gourmet, Batiste Sornin, Samuel De Rijk, Carl Jadot, Claudy Delfosse, Jean-Michel Balthazar – Duração: 87 minutos

Melancolia - Melancholia – Alemanha/ Dinamarca/ França/ Suécia, 2011 - Direção: Lars von Trier – Roteiro: Lars von Trier – Produção: Meta Louise Foldager, Louise Vesth - Fotografia: Manuel Alberto Claro – Montagem: Morten Hojbjerg, Molly M. Stensgaard – Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Brady Corbet, Stellan Skarsgård – Duração: 136 minutos

Um Conto Chinês - Um cuento chino – Argentina/Espanha, 2011 - Direção: Sebastián Borensztein – Roteiro: Sebastián Borensztein – Produção: Pablo Bossi, Juan Pablo Buscarini, Gerardo Herrero, Axel Kuschevatzky, Ben Odell - Fotografia: Rolo Pulpeiro – Montagem: Pablo Barbieri Carrera e Fernando Pardo – Música: Lucio Godoy – Elenco: Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Ignácio Huang, Ivan Romanelli – Duração: 93 minutos

O vencedor - The Fighter – EUA, 2010 - Direção: David O. Russell – Roteiro: Scott Silver, Paul Tamasy, Eric Johnson – Produção: Dorothy Aufiero, David Hoberman, Ryan Kavanaugh, Todd Lieberman, Paul Tamasy - Fotografia: Hoyte Van Hoytema – Montagem: Pamela Martin – Música: Michael Brook – Elenco: Christian Bale, Mark Wahlberg, Amy Adams, Melissa Leo, Robert Wahlberg, Dendrie Taylor, Jack McGee, Jenna Lamia, Salvatore Santone, Chanty Sok, Bianca Hunter, Sean Patrick Doherty, James Shalkoski Jr., Barry Ace, Caitlin Dwyer, Jeremiah Kissel – Duração: 115 minutos

A Pele que Habito - La piel que habito – Espanha, 2011 - Direção: Pedro Almodóvar – Roteiro: Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar – Produção: Agustín Almodóvar, Bárbara Peiró Aso, Esther García - Fotografia: José Luis Alcaine – Montagem: José Salcedo – Música: Alberto Iglesias – Elenco: Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes, Jan Cornet – Duração: 117 minutos

O inferno de Henri-Georges Clouzot - L´enfer d´Henri-Georges Clouzot – França, 2009 - Direção: Serge Bromberg, Ruxandra Medrea – Roteiro: Serge Bromberg – Produção: Serge Bromberg - Fotografia: Irina Lubtchansky, Jerôme Krumenacker – Montagem: Janice Jones – Música: Bruno Alexiu – Elenco: Depoimentos de Bérenice Béjo, Jacques Gamblin, Romy Schneider, Serge Reggiani – Duração: 94 minutos

A Árvore da Vida - The tree of life – EUA, 2011 - Direção: Terrence Malick – Roteiro: Terrence Malick – Produção: Dede Gardner, Sarah Green, Grant Hill, Brad Pitt, Bill Pohlad - Fotografia: Emmanuel Lubezki – Montagem: Hank Corwin, Jay Rabinowitz, Daniel Rezende, Billy Weber, Mark Yoshikawa – Música: Alexandre Desplat – Elenco: Brad Pitt, Sean Penn, Fiona Shaw, Jessica Chastain, Kari Matchett, Dalip Singh, Joanna Going, Jackson Hurst, Brenna Roth, Jennifer Sipes, Crystal Mantecon, Lisa Marie Newmyer – Duração: 138 minutos

Além da Vida - Hereafter – EUA, 2010 – Direção: Clint Eastwood – Roteiro: Peter Morgan – Produção: Kathleen Kennedy, Robert Lorenz, Clint Eastwood – Fotografia: Tom Stern – Montagem: Joel Cox, Gary Roach – Música: Clint Eastwood – Elenco: Matt Damon, Cécile De France, Frankie McLaren, George McLaren, Jay Mohr, Bryce Dallas Howard – Duração: 129 minutos

Cópia Fiel - Copie conforme – França/Itália/Bélgica, 2010 - Direção: Abbas Kiarostami – Roteiro: Abbas Kiarostami - Produção: Angelo Barbagallo, Charles Gillibert, Marin Karmitz, Nathanaël Karmitz, Abbas Kiarostami - Fotografia: Luca Bigazzi - Montagem: Bahman Kiarostami – Elenco: Juliette Binoche, William Shimell – Duração: 106 minutos

Incêndios - Incendies – Canadá/França, 2010 - Direção: Dennis Villeneuve – Roteiro: Denis Villeneuve – Produção: Kim McCraw, Luc Déry - Fotografia: André Turpin – Montagem: Monique Dartonne – Música: Grégoire Hetzel – Elenco: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette, Rémy Girard, Allen Altman – Duração: 130 minutos

Diário de uma busca - Brasil, 2010 - Direção: Flávia Castro – Roteiro: Flávia Castro – Produção: Flávia Castro - Fotografia: Paulo Castiglioni – Montagem: Flávia Castro – Música: Patrícia Portaro – Duração: 104 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário