sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Teatro Russo – Literatura e Espetáculo (livro), autoras\organizadoras: Elena Vássima e Arlete Cavaliere


Esta publicação traz um amplo debate sobre os mais variados aspectos, que cercam a história e a estética da arte teatral na Rússia. O exame atento da interação orgânica entre as diferentes linguagens, que conformam o ato teatral, confere aos textos aqui presentes extremo interesse pelo alto grau de inovação investigativa na abordagem de questões cruciais para os estudos do fenômeno do teatro, tais como a arte do ator e a do encenador, a função do diretor, o papel do dramaturgo e do texto literário, a criação do cenógrafo e do coreógrafo na estruturação do texto cênico.

Sumário
Apresentação
Mestres da Cena
  • As Inestimáveis Lições de Stanislávski – Boris Zinguerman
  • Stanislávski e Meyerhold – Tatiana Batchélis
  • Os Motivos da Comédia de Máscaras Italiana na Arte de Encenação Russa dos Anos 1910-1920 – Vadim Scherbakóv
  • A Forma Visual do GosTIM (No Aniversário de Dez Anos do GosTIM) – Nikolai M. Tarabúkin
  • Alemanha-Rússia no Início do Século XX: A Arte do Movimento entre Liberação e Mecanização do Corpo – Eugenia Casini Ropa
  • Vsiévolod Meyerhold: Abordagens Artísticas do Movimento Expressivo à Composição – Yedda Carvalho Chaves
  • Evréinov, o Homem Teatro – Edélcio Mostaço
  • Experiência e Iniciação em Stanislávski, Brook e Gurdjieff – Matteo Bonfitto
  • Aproximação e Distanciamento (O Interesse de Brecht por Stanislávski) – Iná Camargo Costa
  • Stanislávski e a Cena do Dinheiro Queimado: Um Episódio Crítico e Fundador da Encenação – Christophe Bident
  • A Herança de Stanislávski no Teatro Norte-americano: Caminhos e Descaminhos – Arlete Cavaliere e Elena Vássina
  • A Obra Incontornável de Vsiévolod Meyerhold: Acerca do Simpósio Meyerholdiano do Ano – Béatrice Picon-Vallin
Poética do Drama
  • O Não Visual no “Drama Novo”: Ibsen, Maeterlinck e Tchékhov – Vassíli Tolmatchov
  • De Tchékhov a Pirandello – Aurora Fornoni Bernardini
  • Projeções Tchekhovianas no Teatro Norte-americano – Maria Silvia Betti
  • O Dispositivo Utópico no Teatro de Maiakóvski – Béatrice Picon-Vallin
  • O Grotesco na Cena Contemporânea: A Encenação dos Pecados – Beth Lopes
  • “A Beleza Salvará o Mundo”: Vladímir Sorókin e os Dilemas da Cena Russa Contemporânea – Arlete Cavaliere
Leituras Cênicas
  • Texto Literário, Texto Cênico, Partitura do Espetáculo na Prática Teatral Russa – Béatrice Picon-Vallin
  • Encenações das Obras Clássicas no Teatro Russo – Elena Vássina
  • Pequeno-Burgueses de Górki na Leitura Cênica de Gueórgui Tovstonógov – Elena Vássina
  • Sobre Pequeno-Burgueses Gueórgui Tovstonógov
  • O Teatro de Anatóli Vassíliev: Desconstrução e Metafísica – Nikolai Pessotchínski
  • Müller no Universo de Vassíliev: Medeiamaterial, Construções e Desconstruções de um Monólogo – Christophe Bident
Caderno de Imagens
Sobre os Autores
Autor: Elena Vássina
Biografia: Elena Vássina é docente da FFLCH-USP, doutora pelo Instituto Estatal de Pesquisa da Arte (Rússia/Moscou) e tem se dedicado aos estudos dos problemas da linguagem artística do teatro do século XX, tendo publicado artigos e ensaios sobre o tema no Brasil e na Rússia.
Autor: Arlete Cavalieri
Biografia: Arlete Cavaliere é professora livre-docente da FFLCH-USP com pesquisas em teatro, literatura e cultura russa. Mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH-USP e pós-doutorado no exterior (Fapesp/Universidade Nova de Lisboa, Portugal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário