segunda-feira, 9 de abril de 2012

LITERATURA GAY. Programa Entrelinhas (TV CULTURA -video)

No dia da Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, o Entrelinhas discute um tema que mexe com tabus e preconceitos: a literatura homoerótica ou GLS. Entrevistamos Laura Bacellar dona da editora Malagueta, especializada em ficção voltada para o público homossexual feminino e dois escritores que assumem sua orientação sexual: o poeta Horácio Costa e o romancista João Silvério Trevisan.
Eles contestam o rótulo literatura gay para definir a expressão literária das minorias sexuais, mas afirmam que a homossexualidade dos grandes escritores ainda está cercada de preconceitos:
Por exemplo por que não se fala da homossexualidade de Guimarães Rosa? Por que esconder tanto? Por que esse imenso estigma de que isso vai acabar com a honra de uma pessoa? É o mesmo problema com a família de Pedro Nava. Não se pode tocar nesse assunto diz Trevisan, e acrescenta, denunciando a hipocrisia: Quando abriram os baús [dos originais de Mário de Andrade] no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, havia trechos cortados com gilete. O que é isso? Que doença é essa?. O Entrelinhas é um programa da TV Cultura.
http://www.tvcultura.com.br/entrelinhas

Confira o vídeo sobre a literatura gay.


Nenhum comentário:

Postar um comentário