sábado, 5 de maio de 2012

A condição não se cura, mas o medo da condição é curável. (por Clarice Lispector)



'Minha condição é muito pequena.

Sinto-me constragida.
A ponto de que seria inútil ter mais liberdade:
minha condiçao pequena não me deixaria fazer uso da liberdade.
Enquanto que a condiçao do Universo é tão grande que não se chama de condiçao.
O meu descompasso com o mundo chega a ser cômico de tão grande.
Não consigo acertar o passo com ele.
Já tentei me pôr a par do mundo, e ficou apenas engraçado: 
uma de minhas pernas sempre curta demais.
O paradoxo é que minha condiçao de manca é tambem alegre porque faz parte desta condiçao. 
Mas se me torno séria e quero andar certa com o mundo, então me estraçalho e me espanto.
Mesmo então, de repente, rio de um riso amargo que só não é um mal por que é de minha condição. 
A condiçao nao se cura, mas o medo da condição é curável.''

pagina 165 - 04 de janeiro de 1969
'' A descoberta do mundo''
Clarice Lispector

Nenhum comentário:

Postar um comentário