terça-feira, 24 de julho de 2012

CINEMA DE GARAGEM APRESENTA PRODUÇÃO BRASILEIRA INDEPENDENTE NA CAIXA CULTURAL RIO



CINEMA DE GARAGEM APRESENTA PRODUÇÃO BRASILEIRA INDEPENDENTE NA CAIXA CULTURAL RIO

Brasilia, 19 de Julho de 2012

Mostra exibe 69 filmes produzidos de forma colaborativa em diversas regiões do país

A CAIXA Cultural Rio apresenta, de 24 de julho a 5 de agosto, a mostra Cinema de Garagem. A exibição faz um panorama da produção brasileira independente do novo século, exibindo 69 filmes realizados a partir dos anos 2000. A produção cinematográfica da mostra reflete as transformações tecnológicas, estéticas, éticas e políticas por que passa o cinema brasileiro da atualidade. Serão exibidos 25 longas-metragens e 44 curtas-metragens, nos cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural que fica na Avenida Almirante Barroso, centro do Rio de Janeiro.

Resultado de uma geração jovem, a produção cinematográfica da mostra não busca a inserção desses filmes no mercado, como produtos da indústria cultural. As imagens são primordialmente expressões das visões de mundo e de arte de seus realizadores. Os filmes foram realizados em diversas regiões do país, com um modo de produção colaborativo, em que a organização das equipes se deu de forma flexível. O roteiro foi moldado a partir do próprio processo de filmagem e de edição, mais do que previamente demarcado a partir de um script ou decupagem.

O novo estilo de produção tem baixo custo e explora as fronteiras entre a ficção, o documentário e o ensaio visual, dialogando com expressões artísticas como a performance, dança, artes visuais e teatro. A produção se abre para outras formas de organização como um “cinema de fluxo” permeado por relações sensoriais mais livres, menos esquemáticas. Cinema de Garagem tem por base o livro homônimo de Dellani Lima e Marcelo Ikeda, publicado em 2011. Os autores são curadores da mostra e também se dividem entre as atividades de realizadores e críticos/pesquisadores.

Além dos filmes, a mostra apresenta ainda um ciclo de debates, composto por cinco mesas em que críticos, pesquisadores e realizadores discutem algumas das características das cenas e lançam desafios para as produções. Compõe o ciclo, a realização de cinco sessões comentadas, que são conversas com o público sobre o processo de realização de cinco longas-metragens, com a presença dos próprios realizadores. A programação pode ser conferida na página eletrônica da mostra: www.cinemadegaragem.com.br.

SERVIÇO:
Cinema de Garagem
Data: de 24 de julho a 5 de agosto de 2012
Horário: Conferir a programação
Local: CAIXA Cultural Rio – Cinemas 1 e 2 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro (RJ).
Ingressos: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia)
Classificação Indicativa: Conferir a programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário