domingo, 22 de julho de 2012

Exposição “Dalí: A Divina Comédia” de Dante (CAIXA CULTURAL RIO )



Exposição Dalí: A Divina Comédia de Dante.
Onde: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Quando: 17/7 a 2/9

Nos anos 1950, em comemoração aos sete séculos da publicação de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, o governo italiano encomendou ao, já notório, pintor surrealista Salvador Dalí uma série de 100 aquarelas que ilustrassem a obra. Essas gravuras poderão ser conferidas pelos cariocas na exposição Dalí: A Divina Comédia, que abre suas portas no dia 17 de julho, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.
Em referência à organização da epopeia de Dante, a exposição também foi dividida em três partes – Inferno, Purgatório e Paraíso. Os visitantes poderão percorrer a viagem de Virgílio pelos círculos infernais até o centro da terra, onde encontra Lúcifer; e seu regresso à superfície terrestre, onde sobe a montanha do purgatório e é guiado pela sua amada Beatriz até o paraíso.
Exposição Dalí: A Divina Comédia
Onde: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3 – Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Quando: 17/7 a 2/9
Quanto: gratuito


“Divina Comédia” é uma obra-prima da literatura mundial, considerada com o salto de transição do pensamento medieval ao renascentista. Sua escrita começou em 1304 e foi terminada no ano da morte do poeta, Dante Alighieri, em 1321. A obra fala de uma viagem por três mundos que são apresentados como Inferno, Purgatório e Paraíso, com a presença dos personagens de Dante (o homem), Beatriz (a fé) e Virgílio (a razão). A exposição acompanha esta divisão. As gravuras farão o público percorrer a viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até ao centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois regressando à superfície terrestre, onde sobe a montanha do purgatório, para, guiado pela sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.

A obra de Dali foi encomendada pelo governo italiano na década de 50, por ocasião das comemorações dos sete séculos da “Divina Comédia”. O artista deveria produzir uma série de 100 aquarelas que traduzissem com imagens a obra de Dante Alighieri. Dali contou com a ajuda dos gravadores Raymond Jacquet e Jean Taricco, que fizeram 35 placas com 3500 blocos xilográficos para traduzir as aquarelas peça por peça. Nos anos 60, as xilogravuras foram publicadas em forma de livro por uma editora francesa, ilustrando em seis volumes as obras completas com o texto de Dante.

A coleção se tornou uma das principais realizações do espanhol, que, embora tenha feito gravuras para outras obras importantes como “Alice no País das Maravilhas” e “Dom Quixote”, tem nessa série um de seus mais apreciados e respeitados trabalhos. Alem da exposição, serão realizadas atividades complementares como visita guiada, oficina aberta ao público e lançamento de catálogo com textos críticos e reproduções. Essas atividades paralelas buscam aproximar o público da obra dos dois artistas.

Salvador Dali:
Salvador Dalí i Domenech Felip Jacint Domènec foi um pintor espanhol considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Nasceu na Espanha, na cidade de Figueras, em 11 de maio de 1904 e faleceu em 23 de janeiro de 1989. Admirador da arte renascentista, Dali criou um estilo pessoal, reconhecido por sua imaginação excêntrica. Produziu cerca de 1.500 pinturas durante sua carreira, inúmeras ilustrações para livros, litografias, desenhos de conjunto, fantasias, e um número considerável de desenhos, esculturas e projetos paralelos para fotografia e cinema.

SERVIÇO:
Exposição “Dalí: A Divina Comédia”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Informações: 
            (21) 3980-3815       
Abertura para convidados: 16 de julho de 2012, às 19h
Visitação: de 17 de julho a 2 de setembro de 2012
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h.
Entrada franca
Classificação: 12 anos
Agendamento de visitas mediadas e traslado (ônibus) para escolas públicas: 
            (21) 3980-3815       
Correio eletrônico: agendamento.rio@gentearteira.com
Realização: Arte A Produções 
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Apoio: Instituto Italiano de Cultura e Instituto Cervantes Rio de Janeiro
Acesso para pessoas com deficiência
Programação completa da CAIXA Cultural:
www.caixa.gov.br/caixacultural
http://revistacult.uol.com.br/home/2012/07/a-divina-comedia-de-dali/

Nenhum comentário:

Postar um comentário