segunda-feira, 2 de julho de 2012

FEMINA..Festival Internacional de Cinema Feminino (CAIXA CULTURAL RIO de 03 a 08 de julho0




Nono Festival Internacional de Cinema Feminino bate recorde de inscrições e homenageia Zezé Motta

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, a partir da próxima terça-feira (3) até domingo (8), a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Feminino (FEMINA), que este ano teve recorde de inscrições. Realizado pelo Instituto de Cultura e Cidadania Femina, o Festival acontece nos cinemas da CAIXA Cultural desde sua primeira edição, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Dos mais de 800 inscritos, de 61 países, foram selecionados 90 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, de 24 países, dedicados a produções cinematográficas dirigidas por mulheres e/ou com temática feminina, muitos deles exibidos pela primeira vez no Brasil e na América Latina.

Este ano, a grande homenageada será Zezé Motta, atriz consagrada por interpretar Xica da Silva, no cinema. Ela estará presente na sessão-homenagem, que exibirá o filme “Xica da Silva” (1976), de Cacá Diegues, no domingo, às 18h.

Com a curadoria de Paula Alves e Eduardo Cerveira, o festival pretende valorizar a participação da mulher no cinema, na arte e na cultura, estimular jovens diretoras, incentivar a produção de filmes com temática feminina e debater questões de gênero, assim como ampliar a participação profissional da mulher no cinema, e a conscientização da sociedade sobre a igualdade de gênero.

“Tivemos muita dificuldade na escolha dos filmes, este ano, pois recebemos uma quantidade recorde de produções e, durante a seleção, nos deparamos com muitos filmes bons. A programação 2012 reserva boas surpresas”, comemora o curador.

O festival promove também o seminário FEMINA, de quarta-feira (4) a sexta-feira (6), das 14h às 17h, com participação de diretoras e estudiosos, debatendo com o público temas como identidade, sexualidade e gênero. As inscrições poderão ser feitas pelo sítio www.feminafest.com.br. A entrada é gratuita.

Destaques desta edição:
O festival, que acontece na CAIXA Cultural, terá sua sessão de abertura no CineMaison, na segunda-feira (2), com a pré-estreia no Brasil do longa-metragem "Histórias que só existem quando lembradas", filme brasileiro mais premiado em festivais internacionais nos últimos 10 anos. O evento contará com a presença da diretora, Julia Murat, além de outros diretores participantes do festival.

Além das tradicionais mostras competitivas “Internacional e Nacional”, o festival apresenta as sessões especiais divididas em: “Programa infantil”, com curtas-metragens de animação e ficção para o público infanto-juveni; “Masculino-Feminino, com filmes dirigidos por homens com temática feminina; “Dividindo a conta”, com filmes co-dirigidos por homens e mulheres;“Programa experimental”,com filmes experimentais dirigidos por mulheres; “Eu gosto é de mulher”, com filmes dirigidos por mulheres com temática lésbica; e “Programa especial”, com filmes que se aproximam do Femina por meio de linguagem, temática ou gênero.

Sempre com filmes realizados a partir de 2010, a competição das mostras será avaliada durante a semana do evento. Entre os jurados está a atriz Simone Spoladore, que participará do Júri Internacional. Os júris irão avaliar e premiar os filmes nas categorias: Grande Prêmio Femina, Prêmio Especial do Júri, Melhor direção e Melhor destaque feminino. Os premiados ganharão uma joia exclusiva da designer Junia Machado.

Primeiro evento do gênero no Brasil e na América Latina, o FEMINA ocupou um lugar de destaque, no cenário cinematográfico mundial, já em sua primeira edição. Além de expor o trabalho das diretoras brasileiras, aumentando sua visibilidade e abrindo espaço para o cinema brasileiro feminino no exterior, o evento traz para o Brasil a produção estrangeira e convidados internacionais, como Cynthia Judkowski, diretora argentina de “Mujeres en Foco”, e Eveline Ketterings, diretora holandesa de “Tamino”, ambas juradas do evento.

Por intermédio de uma parceria entre o Cineclube LGBT e o FEMINA, uma sessão especial acontece no Cine Odeon, dia 29 de junho, às 21h.

Assessoria de Imprensa do FEMINA:
Daniela Camargo –             (21) 9321-2929        daniela.kvassay@gmail.com

Serviço:
FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Datas: de 3 a 8 de julho de 2012 (terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação
Ingressos: R$ 2,00 e R$ 1,00(meia, além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia)
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação:       Cinema 1 - 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Cinema 2 - 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Site do Festival: www.feminafest.com.br
Programação completa da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural


INFORMAÇÕES ACIMA EXTRAÍDAS de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário