sexta-feira, 13 de julho de 2012

A FORMA DO FILME. Livro (autor: Sergei Eisenstein)



Reunindo ensaios escritos por Eisenstein em 1929, A Forma do Filme permite ao leitor entrar em contato com as reflexões de um homem que, depois de estudar atentamente o movimento dos filmes, dividiu as várias características da forma e do sentido cinematográficos e montou uma teoria para ensinar o cinema a voar. Entre os temas aqui estudados destacam-se: a relação entre teatro e cinema; a dramaturgia da forma do filme; métodos de montagem; e a pureza da linguagem cinematográfica. 
Inclui ainda, em apêndice, o ensaio de Eisenstein "Sobre o futuro do cinema sonoro" e índice remissivo de nomes e assuntos. 
A Forma do Filme, ao lado de O Sentido do Filme, tornou-se a principal fonte para uma reflexão sobre o cinema.
"Os dois livros de Eisenstein que Jorge Zahar Editor publicou, escritos a partir dos anos 20, estão entre os clássicos do cinema e fazem parte de qualquer biblioteca básica." 
Folha de S.Paulo.
"O Sentido do Filme e A Forma do Filme têm uma primeira edição brasileira cuidadosa, com índices de nomes e assuntos, sugestões bibliográficas, nota biográfica, apresentações e revisão técnica perfeccionista do crítico José Carlos Avellar. Sirva-se." 
Idéias - Jornal do Brasil 

236 páginas
SERGEI EISENSTEIN foi um dos mais geniais cineastas russos. São dele, entre outros, clássicos como O encouraçado Potemkim, Outubro e a trilogia interrompida Ivã, o Terrível. Poliglota em mais de um sentido da palavra, foi também dramaturgo, desenhista, caricaturista e professor, do Instituto de Cinema de Moscou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário