quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O DUPLO como certeza de ter alcançado um estágio profético. (Por Jorge Luis Borges - Literatura argentina)



Sugerido ou estimulado pelos espelhos, as águas e os irmãos gêmeos, o conceito de duplo é comum a muitas nações. É plausível supor que expressões como Um amigo é um outro eu de Pitágoras ou o Conhece-te a ti mesmo platônico se inspiraram nele. Na Alemanha chamam-no Döppelgänger; na Escócia Fetch, porque vem buscar (fetch) os homens para levá-los à morte. Encontrar-se consigo mesmo é, por conseguinte, funesto; a trágica balada Ticonderoga, de Robert Louis Stevenson, conta uma lenda sobre esse tema. Recordemos também o estranho quadro How they met themselves, de Rossetti: dois amantes se encontram consigo mesmos, no crepúsculo do bosque. Caberia citar exemplos análogos de Hawthorne, de Dostoiewski e de Alfred de Musset. Para os judeus, pelo contrário, a aparição do duplo não era presságio de morte próxima. Era a certeza de haver alcançado o estado profético. Assim o explica Gershom Scholem. Uma lenda recolhida pelo Talmude narra o caso de um homem em busca de Deus, que se encontrou consigo mesmo. No conto Willian Wilson, de Poe, o duplo é a consciência do herói. Ele o mata e morre. Na poesia de Yeats, o duplo é nosso anverso, nosso contrário, o que nos complementa, o que não somos nem seremos. Plutarco escreve que os gregos deram o nome de outro eu ao embaixador de um rei.

Extraído de:
 BORGES, Jorge Luis. Livro dos seres imaginários. São Paulo: Companhia Das Letras, 2007, páginas 85 e 86 .
Livro dos Seres Imaginários

Recomendo a leitura deste artigo disponível no link abaixo:

BORGES E O OUTRO: UMA ANÁLISE PSICOLÓGICA DO DUPLO.

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