terça-feira, 2 de outubro de 2012

CINEMA EM TRANSITO: CINEMA, ARTE, CONTEMPORANEA E NOVAS MIDIAS (livro de André Parente)



O que pode o pensamento? Difícil responder sem considerar com o que ele se compõe, qual sua matéria. A matéria do pensamento é o que lhe solicita, o que lhe provoca, mas ao mesmo tempo o que lhe atravessa em sua composição, o trabalho do conceito. O livro que você tem em mãos assume a difícil tarefa de articular momentos de um pensamento em diferentes embates, esse livro é um acúmulo desses pequenos embates. Há algo de lúdico na leitura de um livro assim, aceitar o jogo de se mover junto, de acompanhar os lances, as voltas, as retomadas. São três os movimentos que compõem esse livro, um primeiro que articula conceitos, um segundo em direção ao outro, à obra do outro enquanto intercessor e um terceiro movimento que retorna à obra do autor enquanto gesto artístico, a obra já como um gesto de pensamento.

No gesto de publicar um livro, uma figura sempre volta, o arremesso. O que é esse gesto? Para onde ele aponta? Como ele se prolonga? Onde principia, onde finda? Textos escritos durante seis anos, cada um, um pequeno arremesso, recompor esses pequenos gestos num outro esforço. Um arremesso começa sempre antes e só finda depois. Esse é um dos sentidos do arremesso, seu movimento é sempre duplo, uma linha que volta enquanto a outra segue. O que retorna, o que insiste no pensamento de um autor? Cada novo texto-arremesso guarda a marca do que foi lançado, mas já é um outro. É esse o jogo, fazer girar o pensamento numa espiral de sentidos tramados no que retorna, assim definimos o que nos inquieta, o que insiste em nós como uma necessidade de pensamento.

Pensar é tomar lugar. André tem a vantagem de transitar bem entre três lugares: filosofia, arte contemporânea e teoria do cinema. Isso o posiciona bem para enfrentar o conjunto de questões que aborda neste livro: Cinema, arte contemporânea e novas mídias. Quatro linhas me parecem recorrentes nesses textos. Primeiro uma visão do virtual não ancorado num dispositivo técnico, é preciso não reduzir o virtual à dimensão aberta da imagem de síntese. É estratégico operar o virtual como expansão do real num campo problemático que amplia a noção de possível. Segundo, uma ideia de dispositivo que transita da filosofia para a teoria do cinema e da arte sem perder sua complexidade, sua precisão. 

Os textos da primeira parte deste livro são emblemáticos dessa preocupação. É preciso garantir que a amplitude da dimensão operacional do dispositivo não nos lance nas armadilhas da generalidade. Terceiro, uma proximidade ou, poderíamos dizer, uma afinidade eletiva com um circuito de invenção. Isso é claro na escolha dos artistas e obras a partir dos quais o autor realiza sua costura de diversos momentos da história da arte, no intuito de compor um quadro daquilo que retorna como invenção.

Tal fato nos leva ao quarto ponto, uma relação anacrônica com a história, uma tecitura contínua do que retorna com o que emerge, a construção de linhas de sentido que articulam obras e pensamento em torno de questões que retornam, que insistem como linhas de afirmação de invenção na produção audiovisual. Não é pouco e diria que toda a multiplicidade desse livro está atravessada nessas quatro linhas e acompanhá-las requer um corpo disponível a esse jogo. Com que corpo você pretende ler esse livro? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário