quinta-feira, 29 de agosto de 2013

As três versões de Judas (Artíficios 1944) Em: Ficções. (Jorge Luis Borges....Literatura argentina).


SINOPSE do livro no link da editora


LINK para Download do livro FICÇÕES em arquivo PDF.


Ficções..

Literatura Fundamental 16 - Ficções - Ana Cecília Arias Olmos



Duas citações bacanas que extraí\transcrevi enquanto lia este poderoso livro.

O asceta, para a maior glória de Deus, envilece e mortifica a carne; Judas fez o mesmo com o espírito. Renunciou à honra, ao bem, à paz, ao reino dos céus, como outros, menos heroicamente, ao prazer. Premeditou com lucidez terrível suas culpas. No adultério costumam participar a ternura e a abnegação; no homicídio, a coragem; nas profanações e na blasfêmia, certo fulgor satânico. Judas escolheu aquelas culpas não visitadas por nenhuma virtude; o abuso de confiança (João 12, 6) e a delação. Agiu com gigantesca humildade, acreditou que era indigno de ser bom. Paulo escreveu: “Aquele que se glorifica, glorifique no Senhor” (1 Coríntios 1, 31); Judas buscou o inferno porque a ventura do Senhor lhe bastava. Pensou que a felicidade, como bem, é um atributo divino e que os homens não devem usurpá-lo.
Borges. As três versões de Judas (Artíficios 1944)
BORGES, Jorge Luis. As três versões de Judas (Artíficios 1944) Em: Ficções. Tradução: Davi Arrigucci Jr. 7ª reimpressão. São Paulo: Companhia Das Letras, 2007, página 148.


[...] As ruínas do santuário do deus fogo foram destruídas pelo fogo. Num amanhecer sem pássaros o mago viu um incêndio concêntrico agarrar-se aos muros. Por um instante, pensou-se refugiar nas águas, mas depois compreendeu que a morte vinha coroar sua velhice e absolvê-lo dos seus trabalhos. Caminhou contra as línguas de fogo. Elas não morderam sua carne; antes o acariciaram, inundando-o sem calor e sem combustão. Com alívio, com humilhação, com terror, compreendeu que ele também era uma aparência, que outro o estava sonhando.
BORGES, Jorge Luis. As ruínas circulares. Em: Ficções. Tradução: Davi Arrigucci Jr. 7ª reimpressão. São Paulo: Companhia Das Letras, 2013, página 52.




Nenhum comentário:

Postar um comentário